sábado, 17 de setembro de 2011

Creme de Pentear e Leave

São dois produtos essenciais para o cabelo, pois são eles os responsáveis em proporcionar vitalidade e saude aos fios, ainda ajudam a “domar” os frizz e a definir os cabelos cacheados, garantindo um cabelo mais hidratado, bonito e maleável.

Apesar de ser muito recomendado por diversos cabelereiros e de ser muito usado por nós, existem algumas dúvidas a respeito desses produtos, leave in e creme de pentear tem o mesmo efeito, serve somente para cabelos cacheados, existe diferença entre eles?

Existem algumas diferenças entre eles, o leave in, traduzido significa “por cima”, pois o produto não penetra profundamente na fibra capilar e o creme de pentear vai depender da textura do seu cabelo, sendo indicado a cabelos crespos e quimicamente tratados.

Outra diferença está entre os produtos ativos contidos neles, como leave in é indicado para cabelos mais oleosos e finos o óleo de abacate, proteína do milho, extrato de caxemira são alguns dos ativos encontrados em sua composição, devido a esses princípios ativos que protegem os fios, reestruturam as fibras e proporcionam mais resistência a agentes agressores, o leave in é indicado antes do uso da escova, dessa forma age como uma película protetora em torno dos fios.

Já para os cremes, manteiga de karité, semi di Lino, chocolate, macadâmia e outras oleaginosas, garantem uma consistência mais oleosa, hidratando assim cabelos cacheados e crespos que pelo seu formato espiralado tendem a ser mais opacos e pesados, contribuindo para definir cachos e assentar os fios, portanto os cremes de pentear são mais pesados, por isso são desaconselháveis a cabelos finos, como o leave in possui diversas densidades que varia dos mais líquidos aos mais cremosos são os mais indicados para a hidratação dos cabelos finos podendo ser usado inclusive, como substituto dos fixadores.

Para os cabelos coloridos recomenda-se o uso de leave in, associado a um poliquatérnio, que é utilizado em sua formulação, aliado a uma cera D’pantenol, ajuda a preservar e manter a cor dos cabelos, garantindo assim brilho por muito mais tempo.

Os dois produtos nunca devem ser usados juntos, pois o leave in tem ação termoativa, o oposto dos cremes de pentear, juntos danificam os fios, deixando os cabelos oleosos e pesados.

Em geral, esses produtos são mais usados em cabelos crespos e cacheados, a aplicação deve ser feita nos fios ainda úmidos, nunca molhados, para conseguir uma melhor absorção e distribuição do produto, quando usado em excesso esses produtos podem causar grandes prejuízos e riscos aos cabelos, tais como aumento da queda de cabelo, caspa, entupimento do bulbo capilar, seborréia entre outros.

Basicamente o creme de pentear ajuda a desembaraçar e arrumar os fios enquanto o leave in tem função de discipliná-los. Agora que já conhece as diferenças básicas entre eles, escolha o que melhor se adéque ao seu cabelo e arrase, com fios hidratados, disciplinados e maravilhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário